CIRURGIA METABÓLICA
. IMC maior que 30kg/m2
. Idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos
. Ausência de resposta ao tratamento clínico por 2 anos, abrangendo mudanças no estilo de vida, com dieta e exercícios físicos, além do tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis.
. Indicação formal de dois médicos endocrinologistas.
. DM2 com menos de 10 anos de diagnóstico.
. As técnicas aceitas para realização dessa “cirurgia metabólica” seriam Bypass gástrico em Y de Roux e Gastroplastia Vertical (Sleeve).
. A equipe responsável pela realização e pelo acompanhamento da cirurgia metabólica deva obrigatoriamente ser multidisciplinar e multiprofissional.
· O acompanhamento pós-operatório deve reforçar mudanças do estilo de vida a longo prazo e realizar o monitoramento rotineiro de micronutrientes e estado nutricional de acordo com as diretrizes das Sociedades Médicas Nacionais e Internacionais.
. A cirurgia deve ser contraindicada em pacientes que fazem uso abusivo de álcool, dependentes químicos , depressivos graves com ou sem ideação suicida, ou portadores de qualquer doença mental que, a critério da avaliação do psiquiatra, contraindique a cirurgia de forma definitiva ou até que a doença tenha sido controlada por tratamento.